A Black Friday está chegando e sempre é bom estarmos atentos as possibilidades de Fraude que podem ser aplicada nestes dias. Com essa visão, trouxe um post que escrevi no site FalcoInvictos para os usuários do PapodeNerd.

Mas afinal, quando será a black friday?

sexta-feira, 24 de novembro – 2017

Todos nós sabemos que ninguém é bobo, principalmente os brasileiros que tentam tirar vantagem de tudo. Partindo desse pressuposto, devemos antes de qualquer compra na Black Friday, investigar se realmente estamos tendo lucros e descontos como prometido pelas anunciantes. O Papo de Nerd, vai dar algumas dicas para que você possa se sair bem com as compra.

Cuidados que devem ser tomados durante a Black Friday

1 Investigue a loja

Hoje temos diversos tipos de sites com reclamações e elogios, o reclameaqui.com.br é um exemplo deles. Sabemos que os brasileiros tem a mania de reclamar demais e de coisas sem à necessidade, porém, uma loja com muitas reclamações, podemos desconfiar. Pois bem, use a internet a seu favor e rastreie a loja antes, caso ainda não à conheça.

Um outro bom indicativo é o selo de qualidade E-Bit, uma certificação que envolve mais de 7.000 lojas online brasileiras, e avalia desde a facilidade de navegação pelo site até o tempo de entrega do produto. Você pode ver a classificação de um lojista clicando aqui.

O Brasil também conta com uma lista das lojas participantes oficialmente da promoção. Você pode verificar clicando neste link.

2 Pesquise o histórico do preço

Todos sabemos daquele velho truque de drama na hora de vender, aumenta o preço, aumenta o desconto (famoso tudo pela metade do dobro), e os olhos dos clientes brilham. Não seja atraído pelo valor de desconto, olhe o preço final do produto.

Para essa verificação, existem diversos sites que armazenam um histórico dos produtos, o Buscapé, o Zoom e o Shoping da Uol (esse também) são alguns que podem te ajudar.

3 A esmola é demais, o santo desconfia

Desconfie de promoções malucas. Siga os passos 1 e 2 antes de fazer de sair clicando em comprar. Apesar do esforço em trazer promoções atrativas, os lojistas não podem fazer milagre. Eles também tem que ganhar.

Determinados produtos possuem diferentes margens de lucro, e não dão espaço para descontos malucos. A empresa especializada em monitoramento de preços, a Sieve, fez um levantamento dos preços três meses antes e durante a Black Friday de 2013, e concluiu que, em média, os produtos receberam um desconto real de 25% durante o evento. Os itens com melhores descontos foram na área de papelaria, brinquedos e moda, com descontos entre 27 e 31%, em média.

4 Não seja impulsivo durante a Black Friday

Compre apenas o que pode pagar. A dor de cabeça na fatura do cartão ou do LIS do banco não vale a pena o desconto amanhã. Controle-se, compre o que está precisando, apenas. Pode me enviar um presente se quiser.

5 Guarde emails e comprovantes

Já sabemos que o mundo web esta cheio de picaretas. Existem muitos casos na justiça que comprovantes via email ou até fotos de telas de computadores são usados como provas. Espero que você não tenha nenhum desses problemas, mas quem previne, tem sempre uma chance a mais.

6 Conheça seus direitos

As leis não mudaram, o Código do Consumidor está em vigor para te ajudar. Em compras online, o principal documento legal é o Decreto n.º 7.962/2013, que regulamenta o comércio eletrônico. Você pode conferir o decreto na íntegra, através deste link, e você pode conferir na íntegra a lei Nº 8.078 de 1990, que institui o “Direito do Consumidor”, neste outro link aqui.

Reforçando a vigia sobre as ações da Black Friday, o Procon de São Paulo já anunciou um “plantão” durante o evento. O atendimento reforçado acontece a partir do dia 27 (quinta-feira) as 19h00, e deve seguir até a meia-noite do dia 28. Os consumidores poderão registrar suas reclamações através do telefone 151 (apenas para a cidade de São Paulo), pelo Atendimento Eletrônico, ou através do Facebook ou o Twitter do órgão. O Procon/SP também acompanhará as hashtags “#BlackFridaynamiradoProconSP“. As denúncias encaminhadas através das redes sociais serão analisadas, e nos momentos cabíveis, será aberto um processo administrativo.

Conclusões finais

Com cuidado, você pode se sair bem na black friday

Calma apesar dessas boas dicas, existem muitos sites confiáveis, onde você pode fazer as suas compras com tranquilidade, é só dar uma pesquisadinha rápida antes que tudo vai dar certo. Só o fato de você estar lendo esse post, já te inclui no grupo de pessoas que provavelmente não irá sofrer com fraudes neste tão esperado dia.

Quando estivermos mais perto do Black Friday, irei colocar aqui no PN uma lista das principais lojas.

Se tiver alguma dúvida, use os comentários abaixo. Grande abraço!

Comente aí ;)

Comentários

VIAFalcoInvitus
COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.