Fato é que o BITCOIN é uma moeda de valores voláteis, que sai de -15 % a + 50% em dias. Podemos citar como exemplo esse primeiro semestre de 2017 onde a moeda iniciou 2 de Janeiro a $ 1018,93 e está hoje, 6 de Julho em $ 2596.56 (R$ 8594,61) dados do site oficial da moeda. Mas o que faz essa moeda ser tão instável? Como no artigo anterior falamos o que é o BITCOIN, nesse artigo vamos falar um pouco o porque dessa volatilidade, acompanhe.

Eventuais problemas de segurança

Apesar de ser uma moeda segura e criptografada, a nova onda de migração ao BITCOIN tem deixado o público da informatizado de cabelo em pé. Diversos profissionais tentam conseguir burlar e/ou dificultar a rede. Em um dos casos mais polêmicos, a casa MTGOX (casa de câmbio japonesa) solicitou falência por ter 750 mil BITCOINS roubados por piratas virtuais. Quando eventos como esse ocorrem, espanta investidores e derrubam um pouco o valor da moeda. Por ser uma tecnologia de código aberto, o sistema sofre constantes atualizações ficando cada vez mais forte e seguro.

Entenda porque o valor do BITCOIN varia tanto.

Controle de capitais

Por ser uma criptomoeda sem controle governamental, é utilizada como válvula de escape por pessoas de países a qual ocorre algum tipo de controle de capital. Exemplos foram na Grécia e China, que quando as bolsas começaram a cair, e o governo limitou o mercado, a população começou a migrar para a moeda

Insegurança na regulação

Alguns países sinalizam que esta criptomoeda é direcionada ao uso ilícito, DeepWeb, drogas, tráfico e etc, desestabilizando assim a confiança dos investidores. A Rússia por exemplo, começou a considerar suspeita transações envolvendo a moeda.

Grandes empresas aceitando o BITCOIN

Apesar de ser pequeno o número de empresas que aceitam o bitcoin, isso vem mudando e paulatinamente esse número está crescendo e isso valoriza a moeda. Hoje por exemplo, podemos citar algumas grandes empresas que aceitam a criptomoeda: DELL, Wikipédia, Microsoft, BTCJAM, Twitch, EletroPonto e muitos outros. Quando a DELL SA passou a aceitar o bitcoin, a moeda chegou a subir U$ 15 após um simples anúncio no Twitter.

Conclusão

Mesmo com essas oscilações o BITCOIN vem se tornando uma moeda estável e a cada mês vem crescendo a sua credibilidade perante aos economistas. Isso pode ser observado na valorização da moeda

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.

Comments are closed.