A Microsoft liberou o Windows 10 S, a variante do Windows projetada apenas para rodar aplicativos da Microsoft Store. O novo sistema operacional está disponível para download em formato .iso, para que desenvolvedores possam baixar, instalar e testarem seus apps no sistema.

A Microsoft especificamente quer que os desenvolvedores focados em educação testem, para ter certeza que o sistema está pronto para esse público. Este é um primeiro passo para a Microsoft tornar o sistema mais amplamente divulgado entre as escolas e faculdades, como foi prometido nas demonstrações de maio.

Enquanto qualquer um cadastrado na MSDN poderá testar o novo SO, a Microsoft ainda não liberou para os usuários comuns que também desejam. Ainda é incomum de ver isso acontecer, mas a Microsoft está desenvolvendo um pack de updates para a próxima semana que incluirá o Windows 10 S, as atualizações são direcionadas para as escolas e faculdades, mas será possível que qualquer um possa baixa-lo e testa-lo.

Nota do editor: é fato que a Microsoft anseia que seu sistema funcione nesse modelo há bastante tempo, mas esse exige uma mudança brusca na filosofia de todos os desenvolvedores que utilizam o Windows (o mundo todo? rs). Imagine empresas como a Steam serem obrigadas a mudar toda a sua plataforma para caber dentro da MS Store? Fora o fato de que a MS também quer vender jogos pela MS Store, como fica essa concorrência? Mas a Microsoft não quer abrir mão disso e o Windows 10 S mostra que eles vão começar abocanhar o bolo pelas beiradas.

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.