Quem de nós não gosta de um bom mistério? Os seres humanos sempre foram instigados pela curiosidade e um bom mistério sempre foi o empurrão para pesquisas profundas e até muitas descobertas. Acontece que, dentro desses mistérios que nos movem (O que move o mundo não são as respostas, mas as perguntas. – Albert Einstein) muitos ainda não foram resolvidos e vendo isso, reunimos aqui os 5 mistérios ainda não resolvidos.

Veja os 5 mistérios ainda não resolvidos

1 – As estátuas de Moai na Ilha de Páscoa

Não tem como falar de mistérios sem falar da Ilha de Páscoa. Descoberta em 1722 por um pesquisador holandês. Existem mais do que estátuas como artefato intrigante. Nessa ilha, também foram descobertas cerca de 3000 pessoas que viviam totalmente isoladas da sociedade. Foram encontrados depois cerca de 887 estátuas gigantes, algumas delas com mais de 10 metros de altura e 82 toneladas.

Ilha de Páscoa - Estátuas Moai

O que intriga em todos esses anos não foi apenas como os nativos conseguiram fazer as estátuas, mas como eles conseguiram transportá-las. Vários testes foram feitos ao longo dos anos. Foram utilizados cordas, trenós, trilhas, sendo que a maioria deles resultou em diversos danos às estátuas. Esse mistério persiste até os dias de hoje sem explicação.

2 – Gobekli Tepe

Um outro grande mistério que surpreende as pessoas de todo mundo até hoje é o de Gobekli Tepe. Localizado na Turquia, é composto por quase 200 pilares de 6,1 metros, pesando cerca de 20 toneladas, dispostos em 20 círculos diferentes. Essa construção foi feita há mais de 13.000 anos.

Os 5 mistérios ainda não resolvidos

Antes de sua descoberta, acreditava-se que pessoas dessa idade não eram suficientemente avançadas para se organizarem de tal forma e criarem construções complexas e sistemas simbólicos.

Ao invés de respostas, geraram-se mais perguntas, como por exemplo: Como os nômades, neolíticos conseguiram se organizar para criar uma construção deste porte? E se conseguiram, como o fizeram? São perguntas que ainda intrigam a sociedade e por isso Tepe foi considerado na lista dos Mistérios ainda não resolvidos.

3 – Mecanismo Antikythera (Anticítera)

Este é um forte candidato a campeão de mistérios ainda não resolvidos. Descoberto no ano de 1900 em um naufrágio perto da Grécia, é uma espécie de engrenagens. Mas o que pode ser tão curioso em engrenagens? Pois bem, esses 37 artefatos foram criados entre 150 e 100 aC, quase mil anos antes de ser inventado qualquer outra coisa tão complexa como esse dispositivo (Antikythera). O “conhecimento” que criou essa tecnologia na época estava quase que mil anos a frente da linha temporal. Podemos dizer que esses foram os primeiros Nerds do Papo de Nerd 😀

Mecanismo Antikythera - Mistério não resolvido

4 – O manuscrito de Voynich

Comprado por um comerciante de livros raros chamado Wilfrid Voynich em 1912, era um simplesmente um manuscrito único de literatura estranha. Com mais de 240 páginas, ilustrações e diagramas de cosmologia, astronomia, herbalismo e biologia, a escrita é o que intriga a humanidade. Os assuntos discutidos no manuscrita foram realizados apenas olhando os vários desenhos pois sua escrita era desconhecida. Quem ou o que a escreveu sabia do que se tratava pois não há evidências de hesitações ou erros nas várias páginas. Até agora ninguém conseguiu decifrar seu significado.

Os 5 mistérios ainda não resolvidos

De acordo com o estudo de carbono, o manuscrito foi escrito entre 1404 e 1438 e há mais de 700 anos não existiu uma pista se quer de algum idioma que se assemelhe, mesmo remotamente, ao que está escrito no Manuscrito de Voynich. A fluidez da escrita confirma que o autor escreveu de maneira natural e em seu idioma raiz.

5 – A dança de 1518

Algo que começou nas ruas de Estrasburgo no ano de 1618 quando uma mulher foi vista dançando descontroladamente, por vários dias seguidos. Em uma única semana, mais de 30 pessoas se juntaram a ela e todos estavam dançando como se possuídos por uma entidade desconhecida. Em um mês, mais de 400 pessoas se juntaram a dança. Mesmo após a morte de alguns, de tão exausto que estavam caíam e eram pisoteados, os demais não paravam de dançar descontroladamente, como se nada tivesse acontecido.

Os 5 mistérios ainda não resolvidos

Várias teorias foram feitas, substâncias químicas, venenos, psicopatia, mas nada chegou a uma conclusão.

Gostou da lista? Fique por dentro da nossa categoria Curiosidades. Veja esse também Os 5 lugares mais estranhos do planeta, recomendamos!

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.