Como todo grande lançamento de um produto novo, a hype aumenta consideravelmente e as empresas tendem a vender seus produtos apenas por marketing e não por desempenho. Todo o grande lançamento é assim, seja um smartphone novo, um console ou placa de vídeo. No mercado de placas de vídeo devemos tomar ainda mais a atenção para não cair em armadilhas de marketing e hypes criadas pelas empresas e nesse artigo vamos explicar por que não comprar uma Rx Vega.

Com o lançamento das placas de vídeo Rx Vega, muitas pessoas próximas a mim já estão falando em vender sua placa Nvidia e apostar nas placas novas da AMD. Eu digo a vocês que estão pensando em fazer isso, espere. Essa é uma opinião pessoal não o tem nada a ver com ser fã ou não da empresa, seja AMD ou Nvidia. O problema central da minha desconfiança e que a AMD ainda não mostrou o verdadeiro potencial de seu produto, deixando muitas dúvidas importantes no ar.

TDP alto e consumo provavelmente insano

Uma das coisas que mais me deixa decepcionado com a AMD e o TDP insano e consumo das suas placas de vídeos. A Nvidia tem a cada nova geração aprimorando o consumo de suas placas e melhorando o TDP pensando nos consumidores que querem um produto com um ótimo desempenho, mas que não precise de uma usina elétrica para funcionar.

No caso das Rx Vega algumas placas vai pedir uma fonte de 1000 watts. Isso chega a ser inacreditável. A refrigeração das placas de referência também não ajuda. Minha dica é para comprar os modelos custom das Rx Veja, que chegarão ao mercado algum tempo após o lançamento das Rx Veja. Essa refrigeração de referência vai esquentar além da conta e diminuir o desempenho da placa, podem acreditar.

As vantagens das Rx Vega são o freesync e recursos de imagem

Olhando a fundo as features trazidas pela AMD, as maiores vantagens sem dúvida são o aprimorando do freesync e novas tecnologias para eliminar as quedas de FPS bruscas e o aparecimento de input lag (demora em ações no mouse aparecer na tela) e sobreposição de quadros. Quem tem um monitor com freesync sabe do que estou falando. Essa tecnologia ajuda muito ter uma fluidez muito maior na Gameplay e dando uma imersão maravilhosa dentro do jogo. A AMD pelo jeito irá balancear desempenho com as novas features na promessa de entregar um produto com uma experiência mais realista.

O problema dos impostos e mineração

Infelizmente o mercado Gamer de placa de vídeos está sofrendo com aumentos bruscos de preços devido à mineração de Bitcoin. As placas da AMD tem um desempenho muito maior em mineração em comparação com as da Nvidia. Com isso as placas de vídeo da AMD estão com um preço muito inflado e fora da realidade. O problema das Rx Vega e a “solução” para os mineradores e que já foi dito que elas têm um poder insano de processamento de criptomoedas. Juntando tudo isso e os altos impostos do governo brasileiro, tudo indica que os preços das Rx Vega chegará bem fora da realidade que deveria custar. Isso aumenta ainda mais alerta para não comprar no lançamento as Rx Vegas e aguardar os preços normalizarem.

Paciência e a melhor escolha no momento

Como possuidor de uma GTX 1070 vou esperar as placas da AMD se acertar no mercado e encorajo a fazer o mesmo. Sem dúvida hoje a melhor placa de vídeo em custo benefício e a GTX 1070 ou GTX 1080 (para jogadores que não utilizem 4K). O preço de revenda sempre irá ficar entre 1800 a 2000 reais. Eu torço muito para que a AMD movimente o mercado de placas de vídeo que está parado há algum tempo e traga a mais competitividade com o foi com os processadores Ryzen contra a Intel. Mas no momento e a melhor opção e esperar e analisar os números reais que a nova placa irá entregar.

E você oque acha das placas Rx Vega? Sua opinião e muito importantes para nós.

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.