Muitos Gamers estão tristes com o aumento no valor do Bitcoin, pois houve uma grande demanda por placas de vídeo vindo de pessoas que estão dispostas a se arriscar no mundo de mineração da criptomoeda. Como quem manda no mercado capitalista é a lei da oferta e procura, inevitavelmente houve falta de placas no mercado, além de um sobre preço (ou falta de promoções). A empresa JPR Consultoria divulgou recentemente dados que apontaram que as vendas de GPUs subiram 31% no segundo semestre. A consultoria também revela que este aumento foi por causa do valor do Bitcoin, que está batendo recordes atrás de recordes, chegando a mais de 10 mil reais.

Entenda sobre Bitcoin: Entenda a moeda revolucionária da internet
Veja também: BITCOIN – Por que tanta variação?

Vendas de GPUs subiram 31% no segundo semestre

Muitas pessoas tem criticado o aumento das aquisições de placas de vídeo por consequência dos investidores em Bitcoins, porém, acho a evolução muito proveitosa, fazendo com que abra mais concorrência no mercado, mais investimento no desenvolvimento de tecnologia de placas de vídeo, o que irá beneficiar a todos. Um outro ponto também é que com a ausência da disponibilidade de placas no mercado (devido a grande procura), muita gente acabou vendendo sua placa, até por preço superior ao que foi adquirido. Também, a tendência do mercado das criptomoedas é se estabilizar, fazendo com que a supervalorização das placas acabem.

Vendas de GPUs subiram 31% no segundo semestre
Gráfico apresentado pela consultoria JPR apresenta grande evolução nas vendas de GPUs no segundo semestre de 2017. FONTE: JPR Consultoria.

A JPR também informa que as GPUs (discretas e integradas) da Nvidia para lojista cresceu 10% no trimestre, enquanto da AMD cresceu 8% e a Intel teve aumento de 6%. As vendas totais para desktops subiram 5% em comparação ao ano anterior e para os notebooks 7%.

Vendas de GPUs subiram 31% no segundo semestre
Gráfico apresentado pela JPR Consultoria apresenta Market Share das maiores produtoras de GPUs. FONTE: JPR Consultoria.

O que vocês acham da evolução nas vendas das placas de vídeo? Proveitosa ou ruim? Comente …

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.