Quem nunca ficou gripado? Sentiu o corpo mole, nariz escorrendo, dores de cabeça e outros sintomas chatos que vem acompanhando esse vírus. Pois bem, o objetivo desse post é explicar um pouco mais sobre: O que é Gripe.

O que é Gripe

A Gripe é uma doença que ano após ano atinge milhões de pessoas e que mesmo tomando algumas vacinas para mitigar a possibilidade de adquirir, você está sujeito a contraí-la. Por mais comum que a Gripe seja, sempre é bom ir até o seu médico e avaliar a situação, pois cada vez mais tem crescido o número de mortes por gripe. Vamos então as curiosidades sobre essa doença.

A Gripe pode ser parecida com um Resfriado Forte

O que é gripe
Principais sintomas da Gripe e do Resfriado

Gripe e resfriado são diferentes e até são provocado por vírus diferentes. O que acontece é que os sintomas de um Resfriado Forte pode ser bem parecidos com a Gripe e olhando pelo sintomas e não pela infecção em si, eles são bem parecidos sim.  Febre, tosse, dor de garganta, dores musculares, de cabeça e a fadiga, quem nunca? Pois bem, são parecidas sim. Uma particularidade da Gripe é a baixa imunidade, o que gera a facilidade de adquirir outras bactérias ou vírus, podendo conduzir o paciente ao óbito.

A Vacina desse ano não vale para o ano seguinte

Muita gente se pergunta – inclusive eu – se a vacina desse ano vale para o ano seguinte. Bem, esse fato é comprovado pelos fabricantes que não, não vale. Pois bem, bora tomar uma outra picadinha esse ano novamente.

o que é gripe

O vírus, para nos infectar, invadem as nossas células e fazem com que ela reproduzam outros vírus de maneira idêntica, afetando o nosso sistema imunológico. Um dos pontos interessantes é que o nosso sistema por sua vez, aprende como combater esse vírus, mitigando assim a possibilidade de sofrer por ele novamente. Para o vírus sobreviver, a natureza humana exige que ele sofra mutações e venha de outra maneira para nos infectar. Esse é o fato que garante que a vacina desse ano não protege para o ano que vem, tendo em vista que o vírus da gripe está sempre se modificando.

Tempo frio e úmido pode gerar gripe?

Por gentileza, não use esse tópico para arrumar briga com seus pais ou avós OK? Rsrsrs. pois bem, segundo o médico-chefe do escritório da rede de saúde da cidade de Tucson (EUA) Donald Denmark, essa situação não agrava o risco de pegar uma gripe. A doença é transmitida somente por contato, sendo saliva, coriza (eca) ou outros meios.

Um dos fatos que podem levar essa percepção é que a maior parte das infecções acontecem em períodos úmidos e frios, mas isso ocorre pelo fato da aglomeração de pessoas em locais fechados, facilitando assim o contato.

Gripe de estômago, já ouviu falar?

A famosa gripe de estômago não é causada pelo vírus comum da gripe, ao contrário que muitas pessoas pensam. A gripe do estômago pode causar distúrbios gastrointestinais como diarreia e vômito, principalmente nas crianças. Ela é uma infecção causada por outros tipos de bactérias e vírus que afetam o sistema digestivo e são geralmente transmitidas por alimentos – Explica o Dr. Tony Brayer, do centro médico Sutter Health de West Bay, na Califórnia.

O que é gripe

Apesar da distinção entre os sintomas, ambas as infecções são graves e podem levar ao óbito. Um dado interessante é que cerca de 3 mil pessoas morrem nos EUA por ano devido a infecções alimentares.

Antibióticos não curam a gripe

Sim, os antibióticos não curam a gripe. Segundo o Dr. Andrew Paiva da Universidade de Utah, esses medicamentos só tem efeitos em bactérias e não tem nenhuma eficácia contra os vírus. Para completar esse item, o uso indevido de antibióticos pode promover a criação de bactérias resistentes a este medicamento, deixando o seu corpo ainda mais exposto.

A vacina contra a gripe pode causar gripe?

Essa é uma outra pergunta que tem assombrado as pessoas que tomam a vacina. A substância que promete proteger contra gripe, pode te imunizar com uma assertividade máxima de 60%, ou seja, ainda existe o risco de contrair a doença. Outro fato que pode gerar curiosidade é que esse medicamente demora cerca de 2 semanas para fazer efeito e é normalmente aplicado em campanhas, quando o vírus está em alta. Ou seja, muita gente toma o medicamento, fica gripado nessas duas semanas que o composto ainda não tem efeito e culpa a fórmula.

E aí nerd, ficou Expert em Gripe? Abraços e até a próxima curiosidade.

Comente aí ;)

Comentários

COMPARTILHAR
Luis Fernando é escritor e administrador no Papo de Nerd. Ele se concentra em física, ciência, tecnologia, games e séries. Luis tem bacharelado em Engenharia Elétrica e MBA em Engenharia e Manutenção, além de diversos cursos (incluindo cursos técnicos) voltados a área de engenharia e tecnologia. Apesar de trabalhar diversas horas por dia em sua vida cotidiana, consegue algum tempo para se manter atualizado e gerar bom conteúdo para o Papo de Nerd. Atualmente para o seu hobby, ele possui um Moto Z Play e um PS4 Slim.