Hoje iremos abordar alguns conceitos básicos sobre a arte da fotografia, lembrando que a ideia é conhecermos um pouco mais sobre o assunto e não ministrar aula, até porque não sou profissional no assunto.

Nas técnicas de fotometria (conjunto de técnicas e recursos para medir a luz ao fotografar) estão três fatores importantíssimos: o tamanho do diafragma (abertura da lente por onde passará a luz), a velocidade que o obturador ficará aberto para entrar luz e a sensibilidade do sensor  à luz (ISO).

Entendendo um pouco sobre Diafragma, Velocidade e ISO.

DIAFRAGMA, ABERTURA OU F

O diafragma é o diâmetro da abertura das lentes. Define a quantidade de luz que entrará na câmera, até o sensor. Quanto maior for a abertura, mais luminosa é a fotografia (mais apta para locais com pouca luz).

VELOCIDADE DE OBTURADOR

Obturador é a porta de entrada da luz (espécie de cortina) e a sua velocidade, define o tempo e a quantidade de luz que entrará no sensor. O tempo que o obturador fica aberto é medido através de frações de segundo, segundos, minutos e até horas.

Com a composição desses três parâmetros, você pode criar inúmeras fotos. Tente brincar com eles e postar os resultados.

ISO (SENSIBILIDADE)

Nas câmeras analógicas antigas conhecido como ASA, é a sensibilidade do filme. Ou seja, quanto maior o ISO, maior a sensibilidade a captura de luz. Quanto mais sensível, maior o ruído na imagem.