A Gigante do meio de comunicação anunciou através de sua presidente-executiva na SXSW que a plataforma Youtube passará a apresentar ao lado de vídeos com teorias da conspiração uma text box com artigos do site Wikipedia e de outros sites confiáveis como maneira de combater a divulgação de falsas notícias e rumores.

O Youtube afirmou também que essa medida foi solicitada por autoridades e grupos de defesa da mídia, para impedir que informações falsas sejam propagadas. Apesar do esforço do site, no final do ano de 2017 em fazer com que sejam destacados como relevantes, apenas vídeos que são julgados por eles como fontes confiáveis, esse é mais um passo como foi dado no Google, na Alphabet, para combater fraudes e teorias de conspiração no serviço, disse Susan Wojcicki, presidente-executiva do Youtube.

O foco são vídeos científicos e teorias da conspiração

Apesar dos vídeos sobre música e jogos serem muito mais populares na plataforma, a empresa decidiu tornar prioridade máxima neste ano abordar as críticas envolvendo notícias e vídeos científicos. Susan também informou que os tópicos que possuem maior número de vídeos sobre o assunto serão os primeiros a testarem a ferramenta e que o objetivo principal é apresentar um novo ponto de vista, aos de vídeos que questionam a ciência ou descrevem conspirações sobre eventos como a ida do homem à Lua.

“As pessoas ainda podem assistir aos vídeos, mas então elas terão acesso a informações adicionais. É só clicar e ver isso”, afirmou Susan Wojcicki.

Particularmente, sou contra a decisão pois temos a liberdade de pesquisar junto a internet tais informações e que seguir ou não essas possas e nossa responsabilidade como usuários filtrar tais informações. Será que dessa maneira não estariam direcionando nossos pensamentos junto a massa? O que precisamos é de conteúdos mais embasados e não de empresas que queira que acreditamos naquilo que eles pensam.

Vamos aguardar e ver o quão útil será essa nova ferramenta, pois existe grande diferença entre notícias falsas, e questionar o que as pessoas acham ser verdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here